воскресенье, 24 июня 2018 г.

Análise de caso da estratégia de diversificação da empresa de vidro asahi


Asahi Glass Co .: Estratégia de Diversificação Análise e Solução de Estudo de Caso.


Harvard Business Case Studies Solutions - Ajuda de Atribuição.


Asahi Glass Co .: A Estratégia de Diversificação é um estudo de caso de Harvard Business (HBR) sobre Estratégia e Execução, a Universidade Fern Fort fornece ajuda de atribuição de estudo de caso HBR por apenas US $ 11. Nossa solução de caso é baseada no conhecimento do método de estudo de caso e nos nossos conhecimentos globais.


Estudo de Caso de Estratégia e Execução | Autores :: David J. Collis, Tsutomu Noda.


Descrição do Estudo de Caso.


Descreve a estratégia de história e diversificação do fabricante japonês Asahi Glass Co. A empresa se diversificou através de crescimento interno, aquisição e joint ventures desde a sua origem em vidro plano até um amplo fabricante de materiais de vidro, produtos químicos e eletrônicos. Ele também se integrou verticalmente e expandiu internamente para se tornar o principal fabricante mundial de vidro. Em 1993, a Asahi Glass está revisando sua direção futura, particularmente se ela deve alienar seu negócio de eletrônicos.


Negócios internacionais, Joint ventures, Fabricação, Fusões e aquisições, Gerenciamento de riscos.


[10 Passos] Análise e solução de estudo de caso.


Passo 1 - Leitura de Harvard Business Review Fundamentals on the Strategy & Execution.


Mesmo antes de começar a ler um estudo de caso de negócios, certifique-se de que você escovou os fundamentos da Harvard Business Review (HBR) na Estratégia e Execução. Escovar os fundamentos do HBR proporcionará uma base sólida para a leitura investigativa. Muitas vezes, os leitores digitalizam o estudo de caso do negócio sem ter um mapa claro em mente. Isso leva ao processo de aprendizagem não estruturado, resultando em detalhes perdidos e em piores conclusões erradas. Ler os fundamentos do HBR ajuda a esboçar o estudo de caso de negócios e o roteiro da solução mesmo antes de começar a ler o estudo de caso. Ele também fornece idéias iniciais, pois os fundamentos muitas vezes fornecem informações sobre alguns dos aspectos que podem não ser abordados no estudo de caso comercial.


Passo 2 - Leitura do Cobre de vidro Asahi: Estratégia de diversificação HBR Case Study.


Para escrever uma análise enfática do estudo de caso e fornecer soluções pragmáticas e acionáveis, você deve ter uma forte compreensão dos fatos e do problema central do estudo de caso HBR. Comece devagar - sublinhe os detalhes e esboce o mapa de descrição do estudo de caso comercial. Em alguns casos, você poderá encontrar o problema central no começo, enquanto em outros pode ser no final em forma de perguntas. O mapeamento do parágrafo por parágrafo do estudo de caso empresarial irá ajudá-lo a organizar as informações corretamente e fornecer um guia claro para voltar ao estudo de caso se precisar de mais informações.


Minha estratégia de estudo de caso envolve -


Marcando o protagonista e os principais atores no estudo de caso desde o início. Desenho de um gráfico de motivação dos principais atores e suas prioridades a partir da descrição do estudo de caso. Refinar o problema central que o protagonista enfrenta no caso e como ele se relaciona com os fundamentos do HBR sobre o assunto. Avalie cada detalhe no estudo de caso à luz das idéias fundamentais do estudo de caso HBR.


Passo 3 - Asahi Glass Co .: Análise do estudo de caso da estratégia de diversificação.


Uma vez que você se sinta confortável com os detalhes e o objetivo do estudo de caso de negócios, avance para colocar alguns detalhes no modelo de análise. Você pode fazer análise de estudo de caso de negócios seguindo as instruções passo a passo da Fern Fort University -


O histórico da empresa é fornecido na primeira metade do caso. Você pode usar esse histórico para desenhar um caminho de crescimento e ilustrar visão, missão e objetivos estratégicos da organização. Muitas vezes, a história é fornecida no caso não só para fornecer um histórico para o problema, mas também fornecer o escopo da solução que você pode escrever para o estudo de caso. Os estudos de caso HBR fornecem instâncias anedóticas de gerentes e funcionários da organização para dar uma sensação de situação real no terreno. Use essas instâncias e opiniões para marcar a cultura da organização, suas prioridades de pessoas e inibições. Faça uma linha do tempo dos eventos e questões no estudo de caso. A linha de tempo pode fornecer a pista para o próximo passo na jornada da organização. A linha do tempo também fornece uma visão dos desafios progressivos que a empresa enfrenta no estudo de caso.


Passo 4 - Análise SWOT de Asahi Glass Co .: estratégia de diversificação.


Depois de concluir a análise do caso, a linha do tempo dos eventos e outros detalhes críticos. Concentre-se no seguinte -


Zero para baixo no problema central e dois a cinco problemas relacionados no estudo de caso. Faça a análise SWOT do Asahi Glass Co .: Estratégia de Diversificação. A análise SWOT é uma ferramenta estratégica para traçar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que uma empresa enfrenta. Análise SWOT e SWOT Matrix irá ajudá-lo a marcar claramente - Pontos fortes Oportunidades de Fraqueza e Ameaças que a organização ou o gerente enfrenta no Asahi Glass Co .: Estratégia de Diversificação A análise SWOT também fornecerá uma lista de prioridades do problema a ser resolvido. Você também pode fazer uma análise SWOT ponderada de Asahi Glass Co .: Estratégia de Diversificação, estudo de caso HBR.


Passo 5 - Porter 5 Forças / Análise Estratégica da Análise da Indústria Asahi Glass Co .: Estratégia de Diversificação.


Em nossas aulas ao vivo, muitas vezes encontramos gerentes de negócios que identificam um problema no caso e desenvolvem uma análise e solução de caso em torno desse ponto singular. Os ambientes empresariais são muitas vezes complexos e requerem soluções holísticas. Você deve tentar entender não só a organização, mas também a indústria em que o negócio opera. Porter Five Forces é uma ferramenta de análise estratégica que irá ajudá-lo a entender os poderes relativos dos principais atores no estudo de caso de negócios e que tipo de pragmática e a solução de estudo de caso acionável é viável à luz de fatos dados.


Passo 6 - PESTEL, PEST / STEP Análise de Asahi Glass Co .: Estratégia de Diversificação.


Outra maneira de entender o ambiente externo da empresa em Asahi Glass Co .: A Estratégia de Diversificação é fazer uma PESTEL - Análise política, econômica, social, tecnológica, ambiental e jurídica do ambiente em que a empresa opera. Você deve fazer uma lista de fatores que têm um impacto significativo na organização e fatores que impulsionam o crescimento no setor. Você pode até mesmo identificar a fonte da vantagem competitiva da empresa com base na análise PESTEL e nas Competências principais da organização.


Passo 7 - Organização e priorização da análise em Asahi Glass Co .: Solução de estudo de caso de estratégia de diversificação.


Depois de desenvolver uma abordagem multipronged e elaborar várias sugestões com base nas ferramentas estratégicas. O próximo passo é organizar a solução com base na exigência do caso. Você pode usar a seguinte estratégia para organizar as descobertas e sugestões.


Crie uma estratégia de nível corporativo - organizando suas descobertas e recomendações de forma a responder o objetivo estratégico maior da empresa. Ele inclui o uso da análise para atender a visão, missão e objetivos-chave da empresa, e como suas sugestões levarão a empresa ao próximo nível na consecução desses objetivos. Solução de nível de unidade de negócios - O estudo de caso pode colocá-lo em uma posição de gerente de marketing de uma pequena marca. Então, em vez de fornecer recomendações para a empresa geral, você precisa especificar os objetivos de marketing dessa marca em particular. Você deve recomendar as recomendações do nível da unidade de negócios. O escopo das recomendações será limitado à unidade específica, mas você deve cuidar do fato de que suas recomendações não contradizem diretamente a estratégia geral da empresa. Por exemplo, você pode recomendar uma estratégia de baixo custo, mas a competência básica da empresa é a diferenciação de design. As soluções de estudo de caso também podem fornecer recomendações para o gerente de negócios ou líder descrito no estudo de caso de negócios.


Passo 8 - Estrutura de implementação.


O objetivo do estudo de caso de negócios não é apenas identificar problemas e recomendar soluções, mas também fornecer uma estrutura para implementar essas soluções de estudo de caso. O quadro de implementação diferencia as boas soluções de estudo de caso de excelentes soluções de estudo de caso. Se você puder fornecer uma estrutura de implementação detalhada, você conseguiu alcançar os seguintes objetivos:


Compreensão detalhada do caso, clareza dos fundamentos do estudo de caso da HBR, detalhes do caso analisados ​​com base nesses fundamentos e desenvolveu uma capacidade de priorizar as recomendações com base na probabilidade de sua implementação bem-sucedida.


O quadro de implementação ajuda na eliminação de recomendações não-acionáveis, resultando em incrível solução de estudo de caso Estratégia Diversificação Estratégica.


Passo 9 - Faça uma pausa.


Depois de concluir a estrutura de implementação do estudo de caso. Faça uma pequena pausa, pegue uma xícara de café ou o que quiser, dê uma volta ou simplesmente atire algumas argolas.


Passo 10 - Examine criticamente a solução de estudo de caso Estratégia Diversificação Estratégica.


Depois de atualizar sua mente, leia sua solução de estudo de caso criticamente. Quando estamos escrevendo uma solução de estudo de caso, muitas vezes temos detalhes em nossa tela, bem como em nossa cabeça. Isso leva a detalhes faltantes ou poucas estruturas de sentenças. Uma vez atualizado, volte a solucionar a solução do caso - melhore as estruturas das orações e a gramática, verifique os números fornecidos em sua análise e questione suas recomendações. Seja muito lento com este processo, pois correr por isso leva a falta de detalhes chave. Uma vez feito, é hora de acertar o botão anexar.


Solução de estudo de caso anterior de 5 HBR.


Próxima solução de estudo de caso de 5 HBR.


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Asahi Glass Company: Solução e Resposta de Caso de Estratégia de Diversificação.


Asahi Glass Company: Diversification Strategy Case Solution.


Devido às alianças estratégicas e à exploração de oportunidades, a empresa adquiriu uma posição de liderança no mercado. No entanto, devido à mudança nas tendências de negócios em todo o mundo, a necessidade de maior integração e coordenação despertou. A empresa teve várias divisões no mundo devido à diversificação; portanto, era difícil manter uma integração adequada de várias atividades. Além disso, a divisão de produtos da Asahi Glass estava intimamente inter-relacionada, exigindo um nível mais alto de coordenação e comunicação. Além disso, a empresa estabeleceu políticas e atividades comerciais tradicionais, que não eram adequadas para divisões modernas.


As atividades internacionais da empresa foram coordenadas e controladas pela divisão geral internacional, que era responsável pela vinculação de subsidiárias no exterior e divisões nacionais de produtos. No entanto, a empresa havia empregado 200 funcionários japoneses no exterior, eles permaneceram em sua própria divisão e não estavam envolvidos com as divisões internacionais. Havia uma grande necessidade de localizar as atividades comerciais estrangeiras, de modo que o trabalho nas divisões internacionais pudesse ser executado sem problemas e com a compreensão adequada das necessidades do mercado local em cada divisão. Além disso, o gerenciamento da divisão internacional da empresa era obrigado a informar mensalmente e era necessário obter aprovação para as principais decisões de negócios. As relações entre o pessoal foram conduzidas de forma informal entre a maioria das divisões de negócios da empresa.


Além disso, a concorrência aumentou à medida que o governo europeu começou a privatizar suas operações de vidro devido ao fato de que muitos players globais da indústria entraram neste novo mercado. As empresas globais iniciaram a compra de antigas usinas de vidro pertencentes ao governo para aprimorar seus conhecimentos técnicos. Assim, a globalização acelerada representou um desafio para a empresa, pois tornou-se difícil para a empresa continuar suas práticas internacionais tradicionais. Além disso, a coordenação com subsidiárias internacionais também foi difícil para a empresa, por exemplo; a empresa tinha falta de confiança na gestão da Glaverbel, pelo que torna-se difícil criar coordenação e confiança mútua entre as empresas. Espera-se que, com a gerência do Glaverbel, surgiram problemas com a responsabilidade de estabelecer mercados africanos, do Oriente Médio e da Europa em vez da divisão doméstica de vidro. Devido à natureza diversa e à expansão internacional do negócio, houve uma necessidade deliberada de integrar o processo e melhorar a coordenação com as subsidiárias internacionais.


Além disso, a empresa também precisava oferecer produtos inovadores e tecnologia avançada para atender às necessidades do cliente. Tornou-se difícil para a empresa manter sua posição no mercado. Além disso, vários competidores entraram no mercado eletrônico japonês com fortes habilidades e conhecimentos especializados. Além disso, para sustentar sua posição, a empresa tentou entrar no segmento do negócio em que, falta experiência na entrada no negócio do disco, formando uma joint venture com a Komag Inc.


A administração também estava preocupada com a integração de vários conhecimentos tecnológicos, pois era importante explorar oportunidades de crescimento. No entanto, foi difícil para a empresa fazê-lo, uma vez que a integração dos conhecimentos tecnológicos requer uma coordenação estreita e a empresa não estava acostumada a tal coordenação. A falta de coordenação deveu-se ao fato de que as divisões ultramarinas eram diferentes umas das outras devido a diferenças culturais e outros aspectos.


A administração percebeu que mudar a cultura organizacional não é tão fácil quanto a empresa estabeleceu um espírito pioneiro que havia sido lavado. Além disso, a empresa estava confiando no desenvolvimento dos produtos da sua tecnologia que era incompetente na produção de produtos que pudessem atender às necessidades dos clientes.


Além disso, a empresa estava considerando se destinaria a desinvestir o investimento no negócio de eletrônicos. No entanto, se a empresa optar por investir mais, isso exigirá grande capital e fundos e o sucesso também não é garantido. Além disso, seja qual for a empresa de estratégia escolhida, é importante alinhar essa estratégia com outras linhas do negócio e deve ser consistente com a direção geral da empresa na empresa # 8230; & # 8230; & # 8230; & # 8230; & # 8230; & # 8230; ..


Esta é apenas uma amostra de trabalho parcial. Por favor, faça o pedido no site para obter sua própria solução de caso originalmente concluída.


Asahi Glass Co .: Solução de Caso de Estratégia de Diversificação.


Descreve a estratégia de história e diversificação do fabricante japonês Asahi Glass Co. A empresa diversificou-se em amplos fabricantes de vidro, química e eletrônica através de crescimento orgânico, aquisições e joint ventures desde sua origem em vidro plano. Ele também integrou verticalmente e internamente, os principais fabricantes de vidro do mundo estão se expandindo. Em 1993, a Asahi Glass está revisando sua direção futura, especialmente se vende seu negócio de eletrônicos para o & # 8230; Consulte Mais informação "


Descreve a estratégia de história e diversificação do fabricante japonês Asahi Glass Co. A empresa diversificou-se em amplos fabricantes de vidro, química e eletrônica através de crescimento orgânico, aquisições e joint ventures desde sua origem em vidro plano. Ele também integrou verticalmente e internamente, os principais fabricantes de vidro do mundo estão se expandindo. Em 1993, a Asahi Glass está revisando sua direção futura, especialmente se ela vender sua eletrônica.


Fonte: Harvard Business School.


Data de publicação: 24 de fevereiro de 1994. Prod #: 794113-PDF-ENG.


Asahi Glass Co .: estratégia de diversificação solução de caso HBR.


Asahi Glass Co .: estratégia de diversificação Harvard Case Solution & Analysis.


Asahi Glass Co .: Solução de Caso de Estratégia de Diversificação.


Asahi Glass foi fundada no ano de 1907. A empresa foi o fabricante de vidro mais antigo no mercado japonês, é parte do grupo Mitsubishi. A empresa desde então procurou expandir-se no mercado, fazendo a expansão geográfica onde a empresa fez o crescimento através de aquisições e joint ventures. Em 1992, a empresa se transformou em um multi-negócio onde as vendas cruzaram 1,3 trilhões de ienes japoneses ou US $ 10,5 bilhões. Asahi Glass Company foi criada por Toshiya Iwasaki, que era estudante de química. Inicialmente, a empresa começou desenvolvendo folhas de vidro. A idéia era reduzir a dependência do país nas importações. Foram os esforços constantes da administração que a empresa entrou em várias indústrias e explorou diferentes mercados para se transformar em uma empresa global. A aquisição interna, o crescimento e até mesmo a joint venture consolidaram as vendas e aumentaram em mais de 23% fora do Japão.


solução de caso de vidro asahi.


A empresa Asahi Glass Co. evoluiu como um fabricante de material de vidro largo, fabricante de eletrônicos, produto químico de um simples fabricante de folhas de vidro. Além disso, a empresa também expandiu-se verticalmente e também se integrou internamente para realmente se tornar líder de mercado no mercado global de vidro no mundo. No entanto, recentemente, a empresa planeja rever sua direção futura. A empresa precisa identificar a direção em que deve se concentrar no futuro, especialmente se deve alienar o negócio eletrônico ou não.


A empresa Asahi Glass Co. fez muitos esforços diferentes para realmente se tornar uma empresa global. Por exemplo, para diferentes mercados geográficos, Asahi tomou diferentes decisões para explorar o mercado. A aquisição entre a Asahi Glass Co., a Mitsubishi Electric e a Advanced Display Inc. foi estabelecida para a matriz ativa TFT.


No entanto, a Asahi também fez uma joint venture com a Komag para desenvolver as cabeças de filme fino para os drivers de disco. A decisão de aquisição baseou-se unicamente no desenvolvimento e na transformação da Asahi Co. em um líder global em diversos negócios. Asahi entrou no negócio eletrônico porque estava procurando explorar o potencial de crescimento. A joint venture com a Mitsubishi era emprestar sobre a experiência e as matérias-primas da empresa. Juntamente com isso, a joint venture com a Komag foi explorar o mercado de LCD.


Asahi Glass na verdade não gerenciou a joint venture na direção certa. A empresa não tinha certeza sobre seus negócios de flanker. Como o caso afirma, o setor de vidro foi a vacina de dinheiro para a Asahi Glass, enquanto que a seção de eletrônicos, apesar de todos os empreendimentos e suporte, não conseguiu competir no mercado devido à indiferença dos dados demográficos dos clientes. Além disso, as características técnicas da empresa não eram potentes e efetivas para estabelecer-se no mercado eletrônico japonês. As táticas de defesa que foram usadas foram que a Asahi deve prestar a experiência técnica para a empresa aventurada que é a Mitsubishi Limited.


A estrutura transacional da Asahi Glass e seus conglomerados de joint venture é que a empresa geralmente mantém o papel de liderança e a tomada de decisões, ao mesmo tempo que transmite a autoridade e a fabricação de linhas para a empresa fundida ou venture. Esta é uma prática comum na Asahi Glass, mas, desde então, a empresa desenvolveu joint venture com a Mitsubishi, que é novamente uma empresa multinacional e, obviamente, terá sua própria estratégia de decisão e de opinião. A empresa é um fabricante de vidro onde tem habilidades e experiência, mas com a seção eletrônica, a Asahi ainda é uma organização jovem. Tem que desenvolver uma certa direção em que a empresa possa decidir e tomar decisões para ampliar o escopo dos negócios e desenvolver um portfólio diversificado para a empresa, pois ajuda a se tornar parte de indústrias relacionadas e não relacionadas. Basicamente, as empresas tentam investir em diferentes mercados para estabelecerem-se em diferentes mercados.


Se a joint venture falhar e as empresas não conseguem combinar os requisitos esperados umas com as outras, isso levará a uma redução das margens de lucro no mercado. O mercado do Japão é altamente competitivo e tem todos os ingredientes para crescer no futuro precisa ser explorado hoje.


Esta é apenas uma amostra de solução de caso parcial. Por favor, faça o pedido no site para solicitar sua própria solução de caso originalmente concluída.


Descreve a história e a estratégia de diversificação do fabricante japonês Asahi Glass Co, a empresa se diversificou através do crescimento interno, aquisições e joint ventures de sua origem na produção de folhas de vidro em um grande fabricante de materiais de vidro, produtos químicos e eletrônicos. Ele também se integrou verticalmente e expandiu internamente para se tornar um fabricante mundial líder de vidro. Em 1993, a Asahi Glass está revisando suas orientações futuras, em particular, se ele deveria tomar seu negócio de eletrônicos. "Ocultar.


por David J. Collis, Tsutomu Noda Fonte: Harvard Business School 22 páginas. Data de publicação: 24 de fevereiro de 1994. Prod. #: 794113-PDF-ENG.


Asahi Glass Company - Estratégia de Diversificação.


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Caso | Coleção HBS Case | Fevereiro de 1994 (Revisado em abril de 1995)


Asahi Glass Co .: estratégia de diversificação.


Descreve a estratégia de história e diversificação do fabricante japonês Asahi Glass Co. A empresa se diversificou através de crescimento interno, aquisição e joint ventures desde a sua origem em vidro plano até um amplo fabricante de materiais de vidro, produtos químicos e eletrônicos. Ele também se integrou verticalmente e expandiu internamente para se tornar o principal fabricante mundial de vidro. Em 1993, a Asahi Glass está revisando sua direção futura, particularmente se ela deve alienar seu negócio de eletrônicos.


Collis, David J. "Asahi Glass Co .: estratégia de diversificação". Harvard Business School Case 794-113, fevereiro de 1994. (Revisado em abril de 1995).


Sobre o autor.


Mais do autor.


Caso | Coleção HBS Case | Janeiro de 2018.


Collis, David, Andy Wu, Rembrand Koning e Huaiyi CiCi Sun. "Walmart Inc. assume Amazon". Harvard Business School Case 718-475, janeiro de 2018. Ver detalhes.


Caso | Coleção HBS Case | Novembro de 2017.


Sadun, Raffaella, David J. Collis, Amram Migdal e Kerry Herman. "Irene Rosenfeld na Mondelēz International: elaborando uma estratégia corporativa". Harvard Business School Case 718-403, novembro de 2017. Ver detalhes.


Caso | Coleção HBS Case | Fevereiro de 2015 (Revisado em junho de 2017)


DaVita tinha lançado a Paladina no início de 2011, e a partida estava lutando para ganhar força: Paladina já havia usado uma quantia significativa do financiamento de US $ 40 milhões cometido pela DaVita; as clínicas de cuidados primários da empresa ainda não atingiram o número de pacientes necessários para sustentar um negócio lucrativo; e estava no meio de tentar se integrar com outro operador de clínica de cuidados primários que havia adquirido anos antes, mas agora estava se fundindo na Paladina.


Embora o arranque fosse jovem e ainda encontrando o caminho em uma indústria emergente, Thiry acreditava que Paladina se beneficiaria das experiências de Golomb na Rx, que também lutou em seus primeiros anos de vida. A situação na Rx tornou-se tão precária em um ponto que muitos dos líderes seniores da DaVita queriam desligá-lo completamente. Rx passou por esses primeiros anos desafiadores, e espera-se que ele exceda US $ 600 milhões em receitas para 2013.


No entanto, Golomb imaginou quão relevante a experiência de Rx era para Paladina. Rx estava intimamente ligada a sua empresa-mãe. A DaVita forneceu serviços de diálise a pacientes com doença renal em fase terminal (ESRD) e Rx forneceu medicamentos para pacientes com ESRD - enquanto a conexão de Paladina com DaVita era menos óbvia. Se Golomb assumisse o cargo, o que ele poderia fazer para tornar as clínicas da Paladina tão eficientes quanto possível em termos de serviço e sua economia, sem comprometer sua proposição de valor? Paladina era muito diferente de uma empresa para fazer parte da família DaVita?


Este caso oferece um exemplo de "intraempreendedorismo" - isto é. empreendimentos empresariais lançados em grandes empresas - em uma empresa Fortune 500. A DaVita já teve uma experiência bem sucedida ao lançar o Rx (depois de alguns anos difíceis), e a empresa agora está servindo pacientes de alguns dos principais concorrentes da DaVita. No entanto, a Paladina é o primeiro empreendimento intraprandial da empresa fora do foco principal de atendimento a pacientes com doença renal em fase terminal (ESRD) - a principal função da DaVita é fornecer serviços de diálise a pacientes com ESRD e Rx fornece medicação para pacientes com ESRD. A Paladina pode ter sucesso simplesmente seguindo o exemplo de Rx ou enfrentará diferentes desafios?


Fuller, Joseph B., David J. Collis e Matthew G. Preble. "Intrapreneurship at DaVita HealthCare Partners". Harvard Business School Case 315-046, fevereiro de 2015. (Revisado em junho de 2017) Ver Detalhes.

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